Reflexões sobre inteligência artificial baseadas nas teorias de Stephen Hawkings, Isaac Asimov, Simon Stringer

Authors

  • Camila Tereza dos Santos Silva
  • Josinaldo de Pontes Bezerra Junior
  • Lucas Felipe Gomes Pedrosa
  • Baltazar Macaíba de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.55905/rcssv13n2-017

Keywords:

inteligência artificial, computador, inteligência humana

Abstract

O objeto: o trabalho investiga a inteligência artificial a partir das teorias Stephen Hawkings, Isaac Asimov e Simon Stringer, destacando como a humanidade está em constante evolução, somos caracterizados pela capacidade de adaptação a mudanças. Este resultado vem dos processos de interação entre indivíduos para se habituar às novas circunstâncias. Corpo teórico: Recorreu-se aos textos “Breves respostas para grandes questões” de Hawking (2018), “Eu, robô” de Asimov (2015),), “O cérebro e o computador” de Pasqualotti (2020), “Inteligência artificial: Os 'eventos estranhos' que fizeram tecnologia pensar que tartaruga era uma arma” de Geddes (2020); referenciais teóricos fundamentais para se compreender a inteligência artificial, baseadas nas teorias Stephen Hawkings, Isaac Asimov e Simon Stringer. A metodologia: a pesquisa bibliográfica sobre a inteligência artificial e os processos de sua relação com a sociedade foi a principal técnica utilizada na investigação; procedeu-se, de igual modo, o fichamento de relatórios e resumos de livros, documentos e vídeos. Principal resultado: Verificou-se que o futuro está sendo promulgado com o avanço das tecnologias e uso dos dados. Em questão do uso de dados por intermédio da IA, medidas de controle referentes a controle de privacidade vem sendo bastante discutido com a vigência da LGPD. Toda manipulação desses dados terá que se adaptar conforme rege a lei, sendo assim preocupações quanto ao uso irregular desses dados serão menos exclamativas.

References

ASIMOV, Isaac. Eu, robô. São Paulo: Aleph, 2015.

GEDDES, L. Inteligência artificial: Os 'eventos estranhos' que fizeram.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: Tupy Kurumin, 2006.

HAWKING, Stephen. Breves respostas para grandes questões. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

PASQUALOTTI, A. O cérebro e o computador. Disponível em: http://usuarios.upf.br/~pasqualotti/contemporaneos.htm. Acesso em: 29 dez. 2020

PEREIRA, L. E. Computadores Vão Se Equiparar à Mente Humana no Ano 2029. Cevcafé. Disponível em: http://cev.org.br/comunidade/cevcafe/debate/computadores-vao-se-equiparar-mente-humana-ano-2029, Acesso em: 30 out. 2020.

TECNOLOGIA pensar que tartaruga era uma arma… BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/future/article/20181204-why-we-should-worry-when-machines-hallucinate. Acesso em: 05 out. 2020.

Downloads

Published

2024-02-22

How to Cite

Silva, C. T. dos S., Bezerra Junior, J. de P., Pedrosa, L. F. G., & de Sousa, B. M. (2024). Reflexões sobre inteligência artificial baseadas nas teorias de Stephen Hawkings, Isaac Asimov, Simon Stringer. Revista Caribeña De Ciencias Sociales, 13(2). https://doi.org/10.55905/rcssv13n2-017

Issue

Section

Articles