Iniciação científica no contexto do ensino superior privado no Brasil: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.55905/rcssv12n7-009Keywords:
serviço social, iniciação científica, pesquisa, formação profissional, instituição privadaAbstract
Este artigo é fruto de uma produção elaborada e apresentada no XVI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, no ano de 2019, em Brasília, por um grupo de acadêmicos/as que vivenciaram a experiência da iniciação científica na graduação em Serviço Social. O objetivo é provocar discussão sobre os desafios de vivenciar a tríade ensino, pesquisa e extensão em ambiente acadêmico de natureza privada que não dispõe de investimento e, portanto, não cumprindo sua função social precípua. A metodologia da pesquisa foi relato de experiência e aporte bibliográfico. O método de análise foi o materialismo histórico dialético, onde considerou-se categorias centrais como história, trabalho, contradições e mediações. Dentre os resultados, socializa-se não apenas os desafios existentes em sua materialização, como destacam os caminhos que possibilitaram introduzir e realizar a pesquisa no processo de graduação, cujo contexto, os sujeitos pesquisados relataram interesse, mas desconhecimento sobre a pesquisa no processo formativo.
References
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Diretrizes curriculares para os cursos de Serviço Social. Resolução n° 15 de 13 de março de 2002. Disponível em: www.abepss.org.br. Acesso em: 30 out. 2019.
ARREGUI, Carola Carbal. KOGA, Dirce. Construção de conhecimentos em serviço social: entre periferias, territorialidades, narrativas, experiências e cartografias. São Paulo: EDUC, 2021.
BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CHIZZOTTI. Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo brasileiro de 2019. Disponível em: www.ibge.org.br Acesso em 23 set. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Editora Hucitec, 13°ediçao-2013.
SETUBAL, Aglair Alencar. Pesquisa em Serviço Social: utopia e realidade. 5ª.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.