Modelagem de reatores uasb em escala real em regiões de clima semiárido

Authors

  • Monique da Silva Albuquerque
  • Fernando José Araújo da Silva
  • Izabela Cristiane de Lima Silva
  • José Lima de Oliveira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.55905/rcssv12n7-014

Keywords:

reatores UASB, temperatura, esgoto doméstico, software excel ®, operação adequada

Abstract

O reator UASB pode ser considerado uma tecnologia viável a ser aplicada em prol da disseminação do tratamento de efluentes domésticos em regiões do semiárido, devido às suas características e crescente eficiência quando implantado em regiões de clima quente, desde que o sistema possua uma operação condizente com o recomendado em normas e na literatura específica (VON SPERLING, 2005; METCALF & EDDY, 2016). Logo, este trabalho objetiva modelar o efeito da temperatura nesses reatores, em escala real, no tratamento de efluentes domésticos para estimativa da eficiência de remoção de matéria orgânica, comparando-se a confiabilidade do modelo gerado a partir de dados experimentais demonstrativos da falta de operação adequada e aquela observada a partir do modelo gerado com base em dados em que a operação foi aparentemente condizente com o estabelecido nas normas e literatura específica. A presente pesquisa foi conduzida em duas fases, quais sejam: (1) parametrização dos modelos, caracterizada pelo levantamento bibliográfico de modelos matemáticos já propostos e a geração do banco de dados e a (2) modelagem matemática, caracterizada pela geração dos modelos matemáticos em termos de DQO em função da temperatura, tendo como cerne o trabalho computacional intenso. Foram gerados dois modelos: um abordou todos os pontos levantados, incluindo os com nítida interferência da falta de operação adequada e outro considerou os dados em condições de operação adequadas. Observando os coeficientes de determinação (R²), constatou-se a relação de influência da inadequada operação do sistema e a sua eficiência, gerando um melhor ajuste da curva no modelo sem tal interferência. Ressalta-se que os dados passaram por análise estatística. Os resultados do p-valor obtido para a Equação 3 foi de 1,74 x 10-12, demonstrando a confiabilidade do modelo ao nível de significância de 5%. Assim, os valores de eficiência estimados com base no modelo proposto possuem baixíssima probabilidade de serem oriundos de outros fatores, se não da interferência da temperatura no sistema. Logo, conclui-se que Reatores UASB podem ser dimensionados com base na temperatura do afluente e que a operação inadequada e sua interferência negativa pôde ser demonstrado na eficiência do tratamento do efluente.

References

BARBOSA, Rubens Barrichello Gomes; ALMEIDA, Romário de Sousa; MEIRA, Ana Clara Sampaio; SILVA, Débora Rafaelly Soares; MOURA, Luzia Batista; PESSOA, Taciano. Identificação dos impactos socioambientais decorrentes da implantação da estação de tratamento de esgoto no Semiárido Paraibano. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 10, p. 1-14, 10 ago. 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18678

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Constituição Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 06 de jun.2018.

CHERNICHARO, C.A.L. (2007). Reatores anaeróbios. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil, 246p.

JORDÃO, Eduardo Pacheco; PESSÔA, Constantino Arruda. Tratamento de Esgotos Domésticos. 4. ed. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. 932 p.

METCALF & EDDY, Tratamento de efluentes e recuperação de recursos. Tradução: Ivanildo Hespanhol, José Carlos Mierzwa. - 5. ed. - Porto Alegre: AMGH, 2016. XXVII, 1980 p. il.; 27,7 cm.

PROSAB. Rede cooperativa de pesquisas. Tratamento de esgotos sanitários por processo anaeróbio e disposição controlada no solo. Local de Edição: RiMa, Artes e Textos, 1º edição. Rio de Janeiro, 1999.

RIETOW, Julio Cezar; AISSE, Miguel Mansur; BARÉA, Luiz César; ANDREOLI, Cleverson Vitório; POSSETTI, Gustavo Rafael Collere. Consolidação da tecnologia de reatores UASB no estado do Paraná para o tratamento de esgotos sanitários. Engenharia Sanitária e Ambiental, [S.L.], v. 28, n. 1, p. 1-12, 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220220298.

VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

Downloads

Published

2023-11-20

How to Cite

Albuquerque, M. da S., da Silva, F. J. A., Silva, I. C. de L., & de Oliveira Júnior, J. L. (2023). Modelagem de reatores uasb em escala real em regiões de clima semiárido. Revista Caribeña De Ciencias Sociales, 12(7), 3223–3232. https://doi.org/10.55905/rcssv12n7-014

Issue

Section

Articles